E aí pessoal?
Três semanas fora e estou de volta.
Nos últimos anos, talvez nos últimos 7, para ser mais exato, a vida de quem é entusiasta da programação ficou um tanto confusa.E por que digo isso?
Pesquisando sobre o mundo da programação a uns vinte, vinte cinco anos, reparei que existiam poucas alternativas de ferramentas voltadas para essa área, além de existir uma extrema especialização de quem trabalhava com programação.
Porém os tempos mudaram.Hoje existem inúmeras ferramentas voltadas para o desenvolvimento de software. Qual o problema? O grande incoveniente é que os iniciantes e até mesmo pessoas mais experientes acabam tendo a vontade de se "especializar" em diversas áreas. Isso gera o problema da dispersão de objetivo.
Determinadas ferramentas são fáceis de aprender em seu conceito (Delphi por exemplo) porém em geral ferramentas que facilitam o aprendizado são ruins e acabam dando a ilusão aos incautos que aprender alguma linguagem ou ferramenta de qualidade também será fácil. Com isso, o que antes era um programador mediocre em Delphi passa a ser mediocre em outra linguagem também, como C++, Java, etc...
Outra coisa que geralmente quem estuda programação é qual ferramenta será mais rentável. Isso é o começo do fim. O recém iniciado em programação opta por algo levando em conta apenas o lucro e esquece qualidade. Mais um para a lista de medíocres...
Aprender uma lingugem ou ferramenta de qualidade requer disciplina, e é impossível ter disciplina em várias coisas ao mesmo tempo. Por isso, programadores que optam por aprender diversas ferramantas visando lucro, facilidade, sucesso, enfim, estão fadados ao fracasso.
Se você está começando no mundo da programação e lendo esse post, uma dica: Escolha uma linguagem e se dedique a aprender somente ela. Ao final, quando você tiver um conhecimento amplo dessa linguagem, aí sim pense em aprender outras.
Ter disciplina e concentração em qualquer área não é fácil, mas compensa ao final. Pergunte para um vestibulando que passou em um grande vestibular se não valeram a pena todas as horas de dedicação aos estudo para chegar lá. Você acha que ele irá respopnder que não? Improvável.
Galera é isso, abraços e até mais!
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário