E ae pessoal? Tranquiliz?
Não pretendo falar muito de Delphi nesse espaço, embora sempre que tiver algo que ache interessante sobre essa ferramenta irei postar.
Na época que a programação era console, estilo MS-DOS, nenhum programador precisava se preocupar com programação visual. Porém veio o Windows e suas janelas e a partir desse ponto todo desenvolvedor passou a ter de ser "desenhista" também. Só que para "desenhar" janelas no Windows, o programador tem de conhecer as API's necessárias para isso.
Foi nesse cenário que surgiu o Delphi. Essa ferramenta tornou a programação visual para Windows extremamente produtiva, pois contém em sua biblioteca padrão, a chamada VCL, todas as classes para a criação de janelas e demais componentes visuais do Windows. Isso tornou essa ferramenta muito popular.
Só que essa popularidade trouxe um sério problema: Programadores começaram a aprender programação em Delphi, sem atentar para um detalhe: Montagem de aplicativos em Delphi, apenas a montagem, não é programação. Isso criou uma geração de programadores medíocres, que nem sequer sabem o que é uma classse, um ponteiro, um handle de janela...Enfim conceitos básicos na programação.
É claro que a culpa da mediocridade não é do Delphi, e sim dos programadores que se especializaram em clicar e arrastar ao invés de procurar fazer manualmente certas rotinas que são importantes no aplicativo.
Delphi é uma grande ferramenta que auxilia bastante quando precisamos criar aplicações comerciais de forma rápida, porém toda a facilidade trouxe um incoveniente: A VCL gera erros que não podemos precisar onde e nem porque surgiram. Fora outros problemas.
Enfim, não falarei muito de Delphi porque fora o clique e arraste não há muita coisa a se mostrar quando trabalhamos com Delphi. Em geral coisas interessantes feitas em programação exigem que se façam as rotinas de uma forma mais "manual", e Delphi definitivamente não foi feito para isso.
Abraços e até a próxima!
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário